O marketing de influência segue crescendo em popularidade e a tendência é aumentar ainda mais. Pelo menos é o que mostram os dados do novo estudo realizado pela Sprout Social, com 59% dos profissionais de marketing relatando que planejam fazer parceria com mais influenciadores em 2025, em comparação ao ano anterior. Apenas 37% pretendem colaborar com o mesmo número de creators do ano de 2024.
O levantamento “Q1 2025 Pulse Survey” da Sprout também revelou os principais motivos que fazem as marcas investirem tanto no marketing de influenciadores. Para 66% delas, o investimento é feito para difundir o conhecimento da marca (brand awareness). 59% dos entrevistados disseram que o marketing de influência aumenta o engajamento do público, enquanto 55% acreditam que aumenta a credibilidade, a confiança e o crescimento da receita. Menos da metade disse que o objetivo é melhorar a fidelidade e retenção do cliente (45%) e o desenvolvimento e a cocriação de produtos (33%).
De acordo com Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista no mercado de marketing de influência, as marcas estão cada vez mais conscientes do impacto real que os influenciadores têm na construção de credibilidade e engajamento: “O marketing de influência não é mais apenas uma tendência, mas uma estratégia consolidada que entrega resultados concretos. Com consumidores cada vez mais exigentes e seletivos, o boca a boca digital se tornou essencial, e os creators são os principais impulsionadores desse processo”.
Ele explica também que as marcas perceberam que trabalhar com influencers permite atingir nichos específicos de maneira muito mais autêntica do que a publicidade tradicional: “Esse investimento não se trata apenas de visibilidade, mas de criar conexões genuínas com o público certo. A confiança que um creator tem com sua audiência é um ativo valioso, e as empresas estão dispostas a ampliar esse tipo de parceria porque sabem que gera retorno real – seja em reconhecimento de marca, engajamento ou conversão de vendas. Além disso, outro fator que pesa a favor dos influenciadores é que toda campanha, quando bem estruturada, é facilmente mensurável, facilitando a análise das entregas e aumentando o Retorno Sobre o Investimento (ROI), pois as marcas conseguem ser mais assertivss por conta dos dados concretos”.
O profissional acrescenta afirmando que o crescimento contínuo do marketing de influência também reflete uma mudança no comportamento dos consumidores, que buscam recomendações cada vez mais autênticas e personalizadas. Segundo Fabio, por isso faz tanto sentido que as marcas aumentem seus investimentos nessa estratégia em 2025, ainda mais levando em consideração que o mercado está amadurecendo, e a tendência é que as parcerias se tornem cada vez mais estratégicas e baseadas em dados para garantir ainda mais eficácia.
Agente dos influenciadores Julio Cocielo e Letícia Gomes, Gonçalves revela como vem preparando seus talentos para o crescimento exponencial deste mercado: “Na Viral Nation, nosso foco está em capacitar os creators para que sejam mais do que apenas rostos de campanhas – queremos que sejam parceiros estratégicos das marcas. Isso significa ajudá-los a construir narrativas genuínas, escolher colaborações alinhadas aos seus valores e desenvolver conteúdos que engajem de verdade. Também investimos na análise de dados e no desenvolvimento de insights para que essas parcerias sejam não apenas autênticas, mas também eficazes para ambas as partes”.
“O mercado está se tornando cada vez mais criterioso, e quem se destaca são os influenciadores que entendem seu papel como comunicadores e criadores de comunidade. Por isso, nosso trabalho vai além da intermediação de campanhas: ajudamos nossos talentos a construírem uma reputação forte e duradoura, tornando-os ainda mais desejados pelas marcas que querem investir de forma inteligente e estratégica no marketing de influência”, finaliza.
METODOLOGIA
A “Q1 2025 Pulse Survey” da Sprout entrevistou 650 profissionais de marketing dos EUA, Reino Unido e Austrália. Todos os entrevistados tinham funções relacionadas à gestão de mídia social e marketing de influenciadores. A pesquisa online foi conduzida pela Glimpse entre 9 e 27 de janeiro de 2025. A pesquisa completa pode ser acessada em https://sproutsocial.com/insights/index/success/.