O International Workplace Group (IWG), a principal fornecedora mundial de soluções de trabalho híbrido, dona das marcas Spaces, Regus e HQ, inaugurou uma nova unidade da bandeira Regus em Porto Alegre (RS). Diante da intensa migração para formas mais flexíveis de trabalho e na esteira da retomada da economia gaúcha, especialmente no mercado imobiliário, após o período de alagamentos que impactou o Estado do Rio Grande do Sul, o IWG está expandindo sua rede para acompanhar a crescente demanda por espaços de trabalho flexíveis no Brasil.
A abertura do mais recente centro do International Workplace Group ocorre após a empresa registrar em 2024 o maior crescimento anual de receita, fluxo de caixa e lucros de sua história, além de alcançar um rápido crescimento de sua rede global de espaços de trabalho. No ano passado, o grupo assinou 899 novos centros e abriu 624 novas unidades.
Situado na avenida Carlos Gomes, no bairro Três Figueiras, na zona leste da capital gaúcha, o novo centro também faz parte de um movimento local do International Workplace Group para atender à crescente demanda por espaços de trabalho flexíveis de alto nível na região Sul do Brasil. A abertura também reflete o período de reconstrução do Rio Grande do Sul, não apenas no setor imobiliário – que tem registrado aumento gradual no volume de negócios após as inundações que acometeram o Estado em 2024 – mas também com iniciativas para estimular o comércio, a indústria e o turismo. Um exemplo é a realização de eventos de grande porte como o South Summit 2025, que contou com a participação do International Workplace Group em painel sobre o crescimento dos nômades digitais.
Alta demanda por flexibilidade no trabalho
Já aberta ao público, a nova unidade possui dois andares e oferece espaços para empresas estabelecidas e startups de diversos setores tradicionais na região metropolitana de Porto Alegre, incluindo tecnologia, inovação, automobilístico, metalúrgico, calçadista, química e petroquímica, assim como as indústrias alimentícia, de papel e celulose e têxtil. Ao mesmo tempo, por meio do serviço Design Your Own Office do International Workplace Group, as empresas podem personalizar seu espaço de trabalho de acordo com suas necessidades. O novo local da bandeira Regus conta com instalações completas, incluindo escritórios particulares, salas de reunião e espaços de trabalho compartilhados e criativos.
Os proprietários do edifício investiram na plataforma do IWG para maximizar o retorno do empreendimento, capitalizando a demanda em rápida expansão por trabalho híbrido.
Pesquisas recentes apontaram que a flexibilidade nos locais e na rotina de trabalho oferece uma série de benefícios para os funcionários, incluindo maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, economia financeira e benefícios para a saúde. Os empregadores também colhem os frutos do modelo híbrido com o aumento da produtividade da empresa e da economia de custos, além de uma força de trabalho mais eficiente e engajada.
Com o crescimento explosivo do mercado de coworking, à medida que empresas de todos os portes adotam o trabalho híbrido para o longo prazo, prevê-se que 30% de todos os imóveis comerciais se tornarão espaços de trabalho flexíveis até 2030. Com o apoio do International Workplace Group, os parceiros podem capitalizar esse setor em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que contam com o apoio da experiência inigualável do grupo. O trabalho híbrido oferece às empresas uma base de custos significativamente menor, com uma economia média de US$ 11.000 por funcionário.
“A inauguração da unidade Regus Três Figueiras é um marco importante para a nossa expansão no País, especialmente no Sul, onde o mercado tem mostrado uma crescente demanda por soluções de trabalho flexíveis. Porto Alegre, com seu dinamismo econômico e o forte setor empresarial, representa uma excelente oportunidade para oferecer espaços de trabalho inovadores que atendem tanto empresas consolidadas quanto startups”, diz Tiago Alves, CEO Brasil do International Workplace Group. “Com esta nova unidade, reforçamos nosso compromisso com o crescimento sustentável e a adaptação às novas necessidades do mercado, proporcionando aos nossos clientes a flexibilidade e a infraestrutura necessária para prosperar em um ambiente de trabalho híbrido”, complementa.
O International Workplace Group é líder global em trabalho híbrido, com milhares de locais espalhados por mais de 120 países. Empresas que integram a carteira de clientes do grupo podem acessar todos os locais e serviços comerciais por meio do aplicativo do IWG.
Dado que a mudança contínua em direção ao trabalho híbrido se acelera, o potencial de crescimento do setor de coworking é exponencial, com uma estimativa de 1,2 bilhão de trabalhadores de escritório em todo o mundo e um mercado total endereçável de mais de US$ 2 trilhões. Já considerando os 899 novos parceiros adicionados em 2024, o International Workplace Group conta hoje com 83% das empresas da Fortune 500 em sua base de clientes.
“Estamos estabelecendo uma presença mais forte e muito necessária na região Sul do Brasil com essa mais recente inauguração. Como um importante centro de negócios, Porto Alegre é um lugar fantástico para impulsionar nossos planos de expansão. Estamos muito satisfeitos em trabalhar em parceria com o Edifício Eólis para desenvolver a marca Regus sob um contrato de gerenciamento que adicionará um espaço de trabalho de ponta ao seu edifício”, comentou Mark Dixon, CEO e fundador do International Workplace Group PLC.
“Nossa inauguração em mais uma importante capital brasileira ocorre em um momento em que cada vez mais empresas estão descobrindo que o trabalho flexível é incrivelmente popular entre os funcionários, melhorando a satisfação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, além de proporcionar inúmeros benefícios às empresas. Nosso modelo de local de trabalho comprovadamente aumenta a produtividade e permite que uma empresa aumente ou diminua seus custos de forma significativa, além de fornecer acesso a milhares de espaços de trabalho”, complementou o executivo.