O mercado de APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) vive um momento de expansão acelerada. Essas ferramentas são essenciais para integrar sistemas, atuando como pontes que viabilizam a troca segura e automatizada de informações. Com elas, as empresas conectam plataformas, otimizam processos e entregam soluções ágeis e personalizadas. Não à toa, um estudo da F5, “Distributed Gateway Actors: Evolving APIs Management”, revelou que o Brasil ocupa a terceira posição global no consumo de interfaces digitais, com 52,4 milhões de APIs utilizadas.
O aumento progressivo no uso dessa tecnologia no mercado destaca a crescente dependência desses recursos para conectar sistemas e impulsionar negócios, mas também apresenta um grande desafio: a gestão eficiente dessas interfaces.
Para suprir essa necessidade de governança e eficácia, a Engineering Brasil, parte do Grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital, lançou a plataforma modular e unificada DHuO, solução integrada 100% brasileira que proporciona uma economia de até 50% no tempo de desenvolvimento de projetos e na redução de custos operacionais.
Por meio da implementação do DHuO, que pode ser aplicado em empresas de diferentes setores, a multinacional passa a oferecer flexibilidade e eficiência por meio da gestão de APIs e integração de sistemas e dados em um único produto, atendendo à crescente demanda do mercado por soluções integradas.
“Nosso produto é um grande facilitador na implementação de iniciativas de Inteligência Artificial (IA) em empresas de médio e grande porte, já que uma boa estrutura e uma integração eficiente são fundamentais para tornar os dados acessíveis e acionáveis”, explica Willy Sousa, diretor de Produtos da Engineering Brasil.
Ao consolidar diferentes plataformas em uma única ferramenta, o DHuO elimina a necessidade de múltiplos fornecedores, minimizando os custos de licenciamento e infraestrutura. “A arquitetura aprimorada também reduz o consumo de recursos em cloud, impactando diretamente os gastos com infraestrutura, além de proporcionar maior segurança e controle sobre as operações, o que é indispensável para garantir a conformidade e segurança da informação”, explica Sousa.
De acordo com o especialista, o DHuO também se destaca por ser um produto com suporte em português, o que facilita a adoção por empresas nacionais. “A plataforma possui uma interface intuitiva, reduzindo a curva de aprendizado e acelerando o lançamento de novas soluções no mercado. Sua capacidade de integrar de maneira eficaz sistemas e ferramentas já existentes também contribui para a criação de um ecossistema mais fluido e eficiente, permitindo que as empresas conectem facilmente suas plataformas e otimizem processos”, destaca.
Com essa abordagem modular e integrada, o DHuO permite um “time to market” otimizado, o que se traduz em maior competitividade e capacidade de inovação para os negócios. Além disso, a escalabilidade da plataforma garante que ela cresça conforme as necessidades do mercado, sem comprometer a eficiência. “Outro benefício é a redução no tempo de recuperação de falhas em APIs, essencial em setores como telecomunicações, onde a continuidade das operações é fundamental”, destaca o diretor.
“Criamos uma tecnologia robusta, com arquitetura moderna e cloud-native, para simplificar a gestão de APIs e dados, permitindo que as empresas otimizem seus recursos na nuvem e diminuam seus gastos com infraestrutura”, conclui Sousa.