Varejo e indústria enfrentam desafios complexos – e diários – na precificação, como a dificuldade em ajustar preços, a falta de insights precisos sobre o comportamento do consumidor, dinamismo do mercado e a complexidade de gerenciar múltiplas regras de negócio em um mercado altamente competitivo. Foi a partir desses desafios que a Neogrid, ecossistema especializado em inteligência de dados para a gestão da cadeia de consumo, criou uma funcionalidade para a Predify, sua solução pioneira em análise de pricing baseada em inteligência artificial (IA). Batizado de Predify Copilot, o novo módulo eleva a capacidade de construir e otimizar dinâmicas de preços e regras de negócios, reduzindo o tempo gasto com configuração e manutenção das regras de precificação da plataforma, o que proporciona um avanço significativo à gestão estratégica de precificação.
O Predify Copilot apoia na construção e otimização das regras de negócio de precificação. A IA é capaz de gerir essas regras por linguagem natural, o que a torna acessível para o usuário – sem necessidade de especialistas técnicos – e reduz erros. permitindo ajustes rápidos e estratégicos com base em dados reais.
Com filtros inteligentes, o Predify Copilot possibilita a segmentação precisa por produto, região ou canal de venda, assegurando maior controle sobre políticas de precificação. Além disso, a automação reduz erros operacionais, proporcionando mais eficiência e assertividade na definição de preços.
O Predify Copilot está disponível na plataforma de precificação, potencializando as capacidades da plataforma que é capaz de precificar produtos de forma inteligente em minutos ao invés de horas, considerando variáveis internas e monitorar variáveis de mercado, como commodities, identificando tendências e oportunidades para maximizar a competitividade e a rentabilidade das empresas. Contexto apoiado pela pesquisa “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, a qual revela que 51,5% dos consumidores veem a IA como aliada na criação de preços mais justos.
“A precificação inteligente não é apenas uma questão de ajuste de valores, mas, sim, de estratégia. Ao atuar diretamente na execução de regras de negócio, o Predify Copilot antecipa situações e facilita que varejistas e indústria reajam com precisão às dinâmicas do mercado”, explica Carlos Schmiedel, gerente Executivo da Unidade de Negócios da Neogrid. “Entre as vantagens, nossas análises apontam que reduções de até 1% de rebaixa no preço podem representar aumentos de até 27% na receita, 25% na demanda e de até 18% no lucro.”
Baseada em tecnologias avançadas, como IA, machine learning e big data analytics, a ferramenta da Predify é capaz de mostrar, de forma clara e objetiva, o impacto de cada variável na precificação, bem como explicar o motivo das decisões tomadas pelo algoritmo. A solução também oferece um workflow completo com registro e aprovação de todas as alterações de custo realizadas.
Integração com outras funcionalidades
O novo módulo está totalmente integrado ao ecossistema Neogrid potencializando a precificação com recursos avançados. Entre os componentes adicionais estão o mix consequente – que identifica, via algoritmo, o próximo produto que um cliente tende a comprar com base em aquisições anteriores – e a prevenção de churn, que analisa a propensão de clientes não contratuais retornarem para novas compras.
O Predify Copilot juntamente pode ser integrado às funções nível de atividade – ao classificar produtos como fast mover, slow mover ou non mover conforme seu desempenho de vendas – e à promo silenciosa, que personaliza descontos via CRM, identificando o produto e a oferta ideais para cada CPF em campanhas promocionais.
Solução com resultados comprovados
Uma rede varejista de São Paulo, com 13 unidades especializadas em perecíveis e produtos variados e serviços como padarias, enfrentava desafios na inteligência de mercado. Com a adoção da metodologia de pricing da Predify na área de compras, a empresa registrou ganhos expressivos: mais de 5% de crescimento na margem, mais de 27% na receita e mais de 28% no lucro.